Instalação

Após adiquirir o Easy Quality, siga o procedimento abaixo para começar a usa-lo:

  • Remova qualquer bloqueio de rede do servidor que hospeda o fluig para o endereço: https://api.iv2.com.br
  • Atualize o fluig para versão 1.6.4 ou superior
  • Solicite o cadastro do primeiro usuário, informando sua matrícula, pelo e-mail suporte@iv2.com.br
  • Faça login com um usuário administrador
  • Acesse Painel de Controle > Itens da Store
  • Instale o Easy Quality
  • Acesse a página do Easy Quality
  • No menu superior, clique em Editar
  • Insira seu token no campo que for exibido (você receberá o token por e-mail no momento em que adiquirir o Easy Quality)
  • Publique a página
  • Acesse a página com o usuário que foi solicitado acesso no 3º item dessa lista

Atenção: Ao comprar o Easy Quality, será disponibilizado um 1 token de acesso. Por ser tratar de um aplicativo Saas não há distinção de ambientes de produção / desenvolvimento / homologação. Todos os dados inseridos na aplicação serão armazenados em uma instância de banco de dados na nuvem que será dedicada à empresa que adiquiriu o aplicativo.

Fique atento: O Easy Quality funciona com o vínculo entre a matrícula do usuário no fluig e o token gerado, portanto, não é possível adicionar widgets em ambientes ou tenants diferentes.

Dashboard

Responsável por mostrar os dados obtidos pelo sistema Quality, traz os dados de forma limpa e direta para análise em gráficos e tabelas.

1. Gráficos

a. Metas Abertas

Gráfico de pizza que contêm as informações das metas atuais, o mesmo é dividido em três partes:

  • Atingidas: Metas que já foram atingidas.
  • Não Atingidas: Metas que ainda não foram atingidas.

b. Ocorrências/Mês

Gráfico de barras com os dados mensais baseado em seus status, o mês é baseado na data de abertura da ocorrência, o mesmo é dividido em três partes:

  • Em Aberto: Ocorrências que tem planos de ação que ainda não foram colocados para execução.
  • Em Andamento: Ocorrências que ainda tem planos de ação a serem finalizados.
  • Concluído: Ocorrências que já tiveram seus planos de ação concluídos, mas não foram conferidos a autenticidade da conclusão.
  • Conferido: Ocorrências que já tiveram todos os seus planos de ação autenticados.
  • Finalizado: Ocorrências com todos os planos de ação conferidos e com a Análise de Eficácia digitada.

2. Tabela

Lista dos Indicadores cadastrados, e seu último apontamento, a tabela contém os seguintes campos:

  • Histórico: Ao clicar na flecha vê o histórico do apontamento.
  • ID: Número único do indicador.
  • Processo: Nome do processo ao qual o indicador referencia.
  • Título: Título dado ao indicador para distinção.
  • Área: Área (Setor) do processo ao qual o indicador referencia.
  • Responsável: Résponsavel pela execução do indicador.
  • Periodicidade: Tempo de vida do indicador.
  • Meta: Meta que deve ser atingida.
  • Alcançado: Valor apontado para o último ciclo, até o atual momento.
  • Abertura: Data da abertura do indicador.

Auditorias e Reuniões

Responsável pelo cadastro e verificação de auditorias e reuniões. Você pode encontrar todas as auditorias e reuniões em um calendário, podendo assim verificar as auditorias e reuniões passadas e futuras.

1. Lista

Além do formato padrão (mensal) também é possível verificar por semana, por dia e uma lista dos compromissos (por mês), para isso basta clicar nos botões no canto direito superior.

2. Cadastro

Para efetuar o cadastro de uma nova Auditoria ou Reunião, você deve clicar no botão redondo com um +, localizado no canto direito inferior (alguns perfis não têm acesso a este cadastro), uma nova tela ira aparecer com os seguintes campos:

  • Título: Nome que será dado a auditoria ou reunião.
  • Processo: O processo referente a auditoria ou reunião.
  • Data Inicial: A data em que irá iniciar a auditoria ou reunião.
  • Data Final: A data em que irá acabar a auditoria ou reunião.
  • Tipo de Evento: O tipo do evento que vai ocorrer.
  • Documentos: Botão de envio de documento vinculados a auditoria/reunião.
  • Descrição: Descrição do funcionamento da auditoria ou reunião.
  • CheckList: Lista de ações ou assuntos da auditoria/reunião.
  • Ata: Resolução encontrada após feito a auditoria ou reunião. É possível gerar um documento PDF da ata da auditoria/reunião clicando no botão Gerar PDF.
  • Convidados: Campo para incluir pessoas que vão participar da auditoria / reunião. Os convidados vão receber uma notificação.
Para finalizar o cadastro clique em cadastrar, ou clique em voltar para cancelar o cadastro.

3. Alteração

Para efetuar a alteração de uma Auditoria ou Reunião, você deve clicar no item desejado (alguns perfis não têm acesso a alteração), uma nova tela irá aparecer com os campos preenchidos. Para finalizar a alteração clique em alterar, ou clique em voltar para cancelar a alteração.

4. Cancelar

Para efetuar o cancelamento de uma Auditoria ou Reunião, você deve clicar no item desejado (alguns perfis não têm acesso ao cancelamento), uma nova tela irá aparecer com os campos preenchidos, clique em Cancelar Auditoria/Reunião e clique em ok para confirmar.

Indicadores

Responsável pelo cadastro dos indicadores e indicar os valores alcançados em cada meta.

1. Lista

Contêm as informações de todos os indicadores cadastrados, é composto por uma tabela com os seguintes campos:

  • ID: O número de cadastro do Indicador.
  • Processo: O processo referente ao Indicador.
  • Título: Nome dado ao Indicador.
  • Área: Área(Setor) cadastrado no processo.
  • Responsável: Responsável pelo Indicador.
  • Meta: Meta que deve ser alcançada dentro do tempo estipulado.
  • Alcançado: Valor alcançado até o momento atual para o último ciclo.
  • Ações: Campo com três pontos que ao passar o mouse da as seguinte opções:
    • Apontar:Ao clicar lhe redireciona para a tela de apontamentos.
    • Editar: Ao clicar lhe redireciona para a tela de edição.
    • Inativar: Ao clicar faz a inativação do indicador.
    • Ocorrência: Ao clicar o usuário será redirecionado ao cadastro de ocorrências com processo referente ao indicar selecionado.

2. Cadastro

Para efetuar o cadastro de um novo Indicador, você deve clicar no botão redondo com um +, localizado no canto direito inferior (alguns perfis não têm acesso a este cadastro), você será redireciona para uma tela com os seguintes campos:

  • Título: Nome que será dado ao Indicador.
  • Processo: O processo referente ao Indicador.
  • Tipo: Como a meta deve ser atingida.
  • Meta: Valor que deve ser alcançado para bater o indicador.
  • Unidade de Medida: A forma que será medida a Meta (R$, %, unidades, peças, etc).
  • Periodicidade: De quanto em quanto tempo que será renovado o apontamento do indicador.
Para finalizar o cadastro clique em cadastrar, ou clique em voltar para cancelar o cadastro.

3. Apontamento

Tela com uma tabela onde contém o histórico dos apontamentos, você pode fazer o apontamento no primeiro item da tabela. Também é possível enviar documentos no botão evidencias.

4. Edição

Para efetuar a alteração de um Indicador, você deve clicar no botão alterar do item desejado (alguns perfis não têm acesso a alteração), uma nova tela irá aparecer com os campos preenchidos. Para finalizar a alteração clique em alterar, ou clique em voltar para cancelar a alteração.

5. Inativação

Para efetuar a inativação de um Indicador, você deve clicar no botão inativar do item desejado (alguns perfis não têm acesso ao cancelamento), uma caixa de texto irá aparecer na tela, clique em OK para confirmar a inativação.

Ocorrências

Responsável pelo cadastro e verificação de ocorrências e planos de ação.

1. Lista

Contêm as informações de todas as ocorrências e planos de ação cadastradas, é composto por uma tabela com os seguintes campos:

  • P.A: Campo com uma flecha, ao clicar na flecha vai abrir os planos de ação e seus status.
  • ID: ID (número único) da ocorrência
  • Processo: O processo referente a ocorrência.
  • Requisitante: Criador da ocorrência.
  • Categoria: Categoria da ocorrência.
  • Status: Atual status da ocorrência.
  • Causa: Motivo pelo qual a ocorrência foi aberta.
  • Ações: Campo com três pontos que ao passar o mouse da as seguinte opções:
    • Editar: Ao clicar lhe redireciona para a tela de edição.
    • Inativar: Ao clicar faz a inativação do indicador.
    • Adicionar: Ao clicar o úsuario é redirecionado ao cadastro de Planos de ação.

2. Cadastro

Para efetuar o cadastro de uma nova ocorrência, você deve clicar no botão redondo com um +, localizado no canto direito inferior (alguns perfis não têm acesso a este cadastro), uma nova tela ira aparecer com os seguintes campos:

  • Processo: O processo referente a ocorrência.
  • Data a ocorrência: A data em que aconteceu a ocorrência.
  • Categoria: O tipo da ocorrência (Melhoria, não conformidade, Observação).
  • Norma Auditada: A norma que referencia a ocorrência.
  • Documentos: Botão de envio de documento vinculados a ocorrência.
  • Descrição: Descrição da ocorrência.
  • Análise de Causa: Breve descrição da causa da ocorrência.(Campo para o Gestor preencher, o mesmo só apararece após o cadastro da ocorrência).
  • Análise de causa aprovada: Campo para a aprovação da análise de causa , o mesmo só apararece após a Análise de Causa.
  • Análise de Eficácia: Campo para finalizar a ocorrência, o mesmo só fica disponível após todos os planos de ação serem conferidos.
Para finalizar o cadastro clique em cadastrar, ou clique em voltar para cancelar o cadastro.

3. Plano de ação

  • a. Adicionar

    Para adicionar um novo plano de ação, você deve clicar no botão plano de ação do item desejado (alguns perfis não têm acesso a alteração), uma nova tela ira aparecer com os seguintes campos:

    • Ação - “o que fazer?” (What): "Nome" dado ao plano de ação.
    • Prazo (When) Prazo para concluir o plano de ação.
    • Responsável (Who): Responsável por concluir o plano de ação.
    • Causa (Why): O motivo do plano de ação ter sido aberto.
    • Setor (Where): Setor (departamento) que deve ocorrer o plano de ação.
    • Custo (HowMuch): O valor para concluir o plano de ação.
    • Documentos: Botão de envio de documento vinculados ao plano de ação.
    • Observações (How): Detalhamento de como o plano de ação deve ser feito.

    Para finalizar o cadastro clique em cadastrar, ou clique em voltar para cancelar o cadastro.

    b. Alterar

    Para efetuar a alteração de um plano de ação, você deve clicar no P.A da ocorrência, localizar o plano de ação, clicar no botão "detalhamento" do plano de ação (alguns perfis não têm acesso a alteração), uma nova tela irá aparecer com os campos preenchidos. Para finalizar a alteração clique em alterar, ou clique em voltar para cancelar a alteração.

    Para efetuar o cancelamento de um plano de ação, você deve clicar no item desejado (alguns perfis não têm acesso ao cancelamento), uma nova tela irá aparecer com os campos preenchidos, clique em Cancelar plano de ação e clique em ok para confirmar.

4. Alteração

Para efetuar a alteração de uma ocorrência, você deve clicar no botão editar do item desejado (alguns perfis não têm acesso a alteração), uma nova tela irá aparecer com os campos preenchidos. Para finalizar a alteração clique em alterar, ou clique em voltar para cancelar a alteração.

5. Inativação

Para efetuar a inativação de uma ocorrência, você deve clicar no botão inativar do item desejado (alguns perfis não têm acesso a inativação), uma caixa de texto irá aparecer na tela, clique em OK para confirmar a inativação.

6. Status

O status das ocorrências é baseado em seus planos de ação, para alterar este status você deve clicar no P.A da ocorrência desejada, clique e segure no plano de ação que deseja alterar, mova para o status desejado, a ocorrência vai ter o status do plano de ação com menor status.

Processos

Responsável pelo cadastro e verificação dos processos.

1. Lista

Contêm as informações de todos os processos, é composto por uma tabela com os seguintes 5 campos:

  • Área: Área em que o processo ocorre.
  • Processo: Título do processo.
  • Responsável: Responsável pelo processo.
  • Ações: Campo com três pontos que ao passar o mouse da as seguinte opções:
    • Editar: Ao clicar lhe redireciona para a tela de edição.
    • Inativar: Ao clicar faz a inativação do processo.

2. Cadastro

Para efetuar o cadastro de um novo processo, você deve clicar no botão redondo com um +, localizado no canto direito inferior (alguns perfis não têm acesso a este cadastro), você será redireciona para uma tela com os seguintes campos:

  • Título: Nome que será dado ao Processo.
  • Processo - Opcional: Link para o fluxo do processo.
  • Área: Área em que o processo ocorre.
  • Responsável: Responsável pelo processo.
  • Cargo: Cargo exercido pelo responsável.
  • Vincular documentos (GED): Link para o repositório de documentos do processo.

Para finalizar o cadastro clique em cadastrar, ou clique em voltar para cancelar o cadastro.

3. Edição

Para efetuar a alteração de um processo, você deve clicar no botão alterar do item desejado (alguns perfis não têm acesso a alteração), uma nova tela irá aparecer com os campos preenchidos. Para finalizar a alteração clique em alterar, ou clique em voltar para cancelar a alteração.

4. Inativação

Para efetuar a inativação de um processo, você deve clicar no botão inativar do item desejado (alguns perfis não têm acesso ao cancelamento), uma caixa de texto irá aparecer na tela, clique em OK para confirmar a inativação.

Usuários

Responsável pelo cadastro e verificação dos usuários.

1. Lista

Contêm as informações de todos os usuários, é composto por uma tabela com os seguintes campos:

  • ID: Número único do usuário.
  • Matrícula: Matrícula cadastrada no fluig.
  • Perfil: Tipo de perfil do usuário.
  • Status: Atual status do usuário .
  • Ações: Campo com três pontos que ao passar o mouse da as seguinte opções:
    • Editar: Botão que ao clicar lhe redireciona para a tela de edição.
    • Inativar: Botão que ao clicar faz a inativação do usuário.

2. Cadastro

Para efetuar o cadastro de um novo usuário, você deve clicar no botão redondo com um +, localizado no canto direito inferior (alguns perfis não têm acesso a este cadastro), você será redireciona para uma tela com os seguintes campos:

  • Usuário: o usuário que vai ser cadastrado.
  • Perfil: O perfil que o mesmo vai ter dentro do sistema.
  • Cadastra ocorrência: Permissão para o usuário efetuar o cadastro da ocorrência.

Para finalizar o cadastro clique em cadastrar, ou clique em voltar para cancelar o cadastro.

3. Edição

Para efetuar a alteração de um usuário, você deve clicar no botão alterar do item desejado (alguns perfis não têm acesso a alteração), uma nova tela irá aparecer com os campos preenchidos. Para finalizar a alteração clique em alterar, ou clique em voltar para cancelar a alteração.

4. Inativação

Para efetuar a inativação de um usuário, você deve clicar no botão inativar do item desejado (alguns perfis não têm acesso ao cancelamento), uma caixa de texto irá aparecer na tela, clique em OK para confirmar a inativação.

Administrador Quality

Responsável por todos processos, cadastros, alterações e interações com o sistema Easy Quality.

1. Dashboard - Perfil Administrador Quality

Tela inicial do sistema no modo Admnistrador Quality. Esta tela demonstra dados reais das Ocorrências e Metas executados dentro do sistema Easy Quality. Com intuito de facilitar para o Administrador e Gestor o que foi feito ao decorrer de um certo periodo, para facilitar as rotinas administrativas.

2. Cadastrar Processos - Perfil Administrador Quality

O Administrador Quality tem total acesso de cadastro, alteração, inativação e visualização de Processos. E também tem a visão geral de todos procesos, inciados e finalizados por Gestores e Usuários dentro do sistema Easy Quality

3. Cadastrar Indicador - Perfil Administrador Quality

O Administrador Quality tem total acesso de cadastro, alteração, inativação e visualização de Indicadores e Apontar se o Gestor ou Usuario vinculados a tal. Sendo assim o Administrador Quality consegue visualizar todos indicadores e apontar caso um gestor ou usuário tenham executado tal tarefa.

4. Cadastrar Ocorrência - Perfil Administrador Quality

O Administrado Quality tem total acesso de cadastrar, alterar, inativar e visualizar todas ocorrências criadas ou já existentes e criar um plano vinculado á aquela ocorrência. Sendo assim ele poderá movimentar os cards de planos de ação, para qualquer posição sendo elas: Em aberto, Em andamento, Concluído e Conferido.

5.Cadastrar Auditoria E Reunião - Perfil Administrador Quality

O Administrador Quality tem acesso ao calendario de auditoria e reuniões podendo também marcar, editar e excluir reuniões mensais, semanais ou diárias para que os gestores saibam o dia que deverá participar de uma reunião ou uma auditoria interna/externa

6.Cadastrar Usuário - Perfil Administrador Quality

O Administrador Quality poderá adicionar usuários no sistema e editar o nível de usuário para Administrador, Gestor e Usuário.

Gestor Quality

Responsável por visualizar processos e indicadores. E também criar ocorrências e planos de ação vinculados a um processo já existente. O papel do gestor no sistema é verificar ao máximo as pendências existentes e sanar todas elas. Sendo assim trazendo qualidade mais eficiente para si mesmo e para a empresa seguindos as normas regulamentada.

1. Dashboard - Perfil Gestor Quality

Tela inicial do sistema no modo Gestor Quality. Esta tela demonstra dados reais das Ocorrências e Metas executados dentro do sistema Easy Quality. Com intuito de facilitar para o Administrador e Gestor o que foi feito ao decorrer de um certo periodo, para facilitar as rotinas administrativas.

2. Processos - Perfil Gestor Quality

O Gestor Quality, tem acesso a possibilidade de apenas visualizar os processos vinculados a ele que deverá inicar um processo de solução de problema.

3. Indicadores - Perfil Gestor Quality

O Gestor Quality, tem acesso a todos os indicadores vinculados a ele, tendo a possiblidade de visualizar na tela inical, quanto na tela do proprio indicador. E também a função de apontar se está realizando as tarefas do mesmo e por fim ir para uma ocorrência vinculada a aquele indicador existente a partir do atalho existente.

4. Ocorrências - Perfil Gestor Quality

O Gestor Quality, tem acesso a todas ocorrências ligadas a ele, e opção de cria um novo plano de ação também vinculado a aquela ocorrência existente, com objetivo de sanar o devido problema existente. E por fim o Gestor pode visualizar ou editar as ocorrências e planos de ação e movimentar os cards.

5. Auditoria E Reunião - Perfil Gestor Quality

O Gestor Quality, tem aceso apenas as Auditoria e Reuniões, marcadas em seu calendario para segui-lás, podendo visualizar como um calendário simples, ou com mais detalhes

Usuário Quality

O Usuário Quality, é o terceiro perfil do sistema Easy Quality, sendo o usuário mais comum, que realiza tarefas criadas pelo usuário Gestor Quality ou pelo usuário Administrador Quality, podendo apenas visualizar o ambiente do dashboard, ocorrencias e processos.

1. Dashboard - Perfil Usuário Quality

Tela inicial do sistema no modo Usuário Quality. Esta tela demonstra dados reais das Ocorrências e Metas executados dentro do sistema Easy Quality. Com intuito de facilitar para o Administrador e Gestor o que foi feito ao decorrer de um certo periodo, para facilitar as rotinas administrativas.

2. Processos - Perfil Usuário Quality

O Usuário Quality, apenas consegue apenas visualizar os processos, que estão vinculados a ele mesmo, a partir do Gestor ou Administrador Quality.

3. - Perfil Usuário Quality

O Usuário Quality, apenas consegue apenas visualizar as ocorrências, que estão vinculadas a ele mesmo, a partir do Gestor ou Administrador Quality. E também movimentar apenas os cards dele para em andamento até concluído.

Usabilidade

Entendendo o Dashboard

Entendendo o dashboard

Usabilidade

Como cadastrar um processo

Cadastrando um novo processo

Usabilidade

Como cadastrar um Indicador

Cadastrando um novo indicador

Usabilidade

Fazer um apontamento em um indicador cadastrado

Apontando uma meta cadastrada

Usabilidade

Como cadastrar uma Ocorrência

Cadastrando uma nova ocorrência

Usabilidade

Como cadastrar uma Reunião/Auditoria

Cadastrando uma nova reunião/auditoria

Usabilidade

Como cadastrar um Usuário

Cadastrando um usuário

Usabilidade

Como inativar um item

Inativando um item que é padrão para todos itens

Arquitetura

Uma widget do Fluig que consome dados através de uma API Rest desenvolvida em Spring Boot com querys nativas, está utilizando um middleware WildFly, hospedado no cloud AWS, os dados são salvos em schemas de banco de dados MySQL também hospedado no cloud AWS.

Todos os servidores são Linux CentOS 7, já os bancos de dados estão hospedados no serviço RDS (Relational Database Service), responsável pela criação de instancias apartadas (Teste e Produção) e facilitando a configuração, a operação e a escalabilidade de um banco de dados relacional na nuvem. Dentro dessas instancias estão os schemas de bancos de dados.

Segurança

Toda a segurança está configurada e é administrada pela AWS, temos nossa segurança de consumo de dados utilizando o Token. Cada empresa tem um token que referencia um schema de banco de dados diferente, assim garantindo que um cliente não irá acessar os dados de outro cliente. O token do cliente, assim como o schema do mesmo, é gerado na instalação do app (Easy Quality). Os tokens são armazenados em um outro schema, e nele em que é armazenado e vinculado o token e o schema do cliente.

Para incluir o seu Token siga a imagem a seguir:

Integridade dos dados

Com a segurança dos servidores Amazon e com o HTTPS, fazemos as solicitações baseadas em ids, ou seja, cada cadastro tem um id diferente e que é utilizado no caso de chave estrangeira. Os dados “solicitados” pelo cliente retornam diretamente da API, sem passar por nenhum terceiro.

As solicitações de dados são feitas através de querys nativas, tendo assim maior controle dos dados retornados, e antes de qualquer solicitação é confirmado os dados através do token.

A inclusão de novos dados também é feita via API’s, após os dados serem enviados com sucesso para a API, a mesma faz o restante do trabalho, assim garantindo a inclusão das novas informações.

Existem rotinas de backup para garantir que não vão ser perdidos dados em caso de problemas no servidor.

Backup

Todos os servidores de aplicação e de banco de dados estão configurados em rotinas de backup, garantindo a segurança dos dados e recoverys emergenciais.